quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pierogue (ou pirogue) vegan

Antes de vir morar em Ponta Grossa, não fazia ideia da existência de pierogue, uma receita originalmente polonesa. Só fui conhecer algum tempo depois, mas só porque o Jef sempre falava. Amante de massas que sou, lembrei da existência do pierogue essa semana e saiu a adaptação.

Massa
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de água morna
1 colher de chá de sal

Recheio
3 batatas médias cozidas (ponto de purê)
1 xícara de tofu
Limão, sal, azeite e pimenta a vontade.

Junte as batatas e o tofu e amasse. Acrescente os temperos e reserve.


Misture o sal com a farinha de trigo e adicione a água aos poucos, até formar uma massa homogênea macia.
Abra com um rolo de massas (finalmente comprei um) em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e use alguma coisa, como uma xícara ou a tampa da garrafa térmica, no meu caso, para cortar os círculos todos do mesmo tamanho. Abra mais o círculo se a massa ainda estiver muito grossa e recheie com a batata. Molhe as beiradas do círculo com água e feche seu pierogue como se fosse um pastel. Para garantir que está bem fechado, dá pra pressionar a ponta com um garfo.

Pierogues antes de irem para a panela

Cozinhe os pierogues em água fervente por cerca de cinco minutos. Escorra e coloque em uma travessa. Faça um molho de tomate beeeem gostoso e adicione ao pierogue depois de cozido. Huuuum, cara de almoço de domingo!

As fotos não ficaram muito bonitas não. Muita fome e pouca paciência para ficar arrumando tudo bonitinho. Mas ficou gostoso, nhanham.

9 comentários:

Unknown disse...

Fiz o pirogue e mudei um pouquinho o recheio, coloquei queijo em cubos, oregano e brocoli cozido...ficou muito gostoso, aliás delicioso....todos que comeram pediram a receita...bjus

Nati disse...

Que bacana. O bom é que dá pra fazer recheado com várias coisas, o negócio é inventar. Beijo!

Maristela Schoenherr disse...

nossa, eu fiquei com água na boca com essa foto..isso q vc diz q não tá boa...rs uma sugestão: (menos saudável rs)os pirogues podem ser feito fritos tb..depois de cozidos ;) fica muito gostoso tb!

Nati disse...

Huuum, não sabia que dava pra fritar tb. Qualquer dia vou tentar.

danadanguy disse...

Outra variação de recheio é colocar ricota e cheiro verde com as batatas amassadas. Fica delicioso! E servir com molho branco

danadanguy disse...

Outra variação de recheio é colocar ricota e cheiro verde com as batatas amassadas. Fica delicioso! E servir com molho branco

Anônimo disse...

Gente, o blog é sobre culinária vegana, vamos parar de sugerir queijo nas receitas!?

Unknown disse...

Oi, Nati! Depois de cozido, frita em pouquinho óleo até ficar douradinho e serve com nata.😋

Unknown disse...

Substituir a nata por creme de leite vegetal